quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A alimentação do idoso: Dúvidas e respostas


Olá galera!

A alimentação do idoso, parece algo simples, porém não é bem assim. Nesta fase da vida surgem as doenças, fatores psicológicos (sensação de abandono, incapacidade, perda do companheiro). Além disso, a dificuldade locomotora, de mastigação e até mesmo a xerostomia ( diminuição da salivação).Estes fatores fazem com que o idoso diminua a ingesta alimentar pela dificuldade em preparar os alimentos e até mesmo ingeri-los.

Alguns medicamentos também causam alterações no paladar e digestão.

A manutenção de uma alimentação adequada é de extrema importância para a saúde da pessoa idosa, tanto na recuperação como na prevençao de doenças.


O conhecimento e controle destes fatos, bem como o esclarecimento de todas as dúvidas sobre uma alimentação balanceada deve passar por uma orientação médica e a participação necessária de profissionais de Nutrição.

A seguir, algumas das principais dúvidas e respostas sobre alimentação do idoso.

1. Como deve ser a alimentaçào normal da pessoa idosa?

R. O idoso deve alimentar-se de 4 a 6 vezes por dia, incluir alimento de todos os grupos (lipídios ou gorduras, proteínas, carboidratos, fibras, vita¬minas e sais minerais) e os alimentos devem ser nutritivos, saborosos e agradáveis de comer.

2. A água é importante para o idoso?

R. Sim. É importante para a manutenção das funções normais do organis¬mo. A quantidade adequada é, no mínimo, 8 copos de água por dia.

3. Qual a importância das fibras para a alimentação na 3a idade?

R. As fibras são substâncias encontradas em diversos alimentos, mas não são digeridas. Asseguram um bom funcionamento intestinal, além de auxiliarem na prevenção e tratamento de doenças como câncer do intestino grosso e no controle do colesterol alto. Os alimentos ricos em fibras também diminu¬em a sensação de fome. As fibras são encontradas nos vegetais, frutas (com casca), cereais integrais, pão integral, etc.

4. Como evitar a prisão de ventre?


R. Aumentando a ingestão de água (8 a 10 copos por dia) e ingerindo alimen¬tos ricos em fibras e praticando caminhadas.

5. E as gorduras? Quais o idoso deve e quais as que não deve consumir?

R. As gorduras ditas saturadas devem ser evitadas. Isto é, não devem ser consumidos: carnes gordas, leites integrais, queijos, manteiga, chantily, creme de leite, sorvetes à base de leite, massas folhadas, etc. Por outro lado, os óleos de origem vegetal, azeite de oliva, que são gorduras insaturadas, devem ser ingeridos.

6. Quais os segredos da boa alimentação no idoso?

R. Além das orientações dadas anteriormente, os alimentos devem ser bem mastigados, facilitando sua digestão e aumentando o aproveitamento dos nutrientes. Não esqueça: o açúcar deve ser ingerido com moderação.

7. Por que é necessário tomar sol?
R. Porque ele é a maior fonte de vitamina D, que é importante na saúde dos ossos.

8. Como os alimentos podem prevenir a osteoporose?

R. Fornecendo uma dieta rica em cálcio, encontrado, principalmente, no leite e seus derivados (queijo, iogurte, coalhada), feijão, soja, vegetais verdes escuros, folha da beterraba, nabo. A recomendação diária de cálcio é de 800 mg. É importante lembrar que o abandono do cigarro, álcool e café é fator que contribui para a prevenção da osteoporose.

Vamos cuidar melhor dos nossos idosos, pois eles têm muito para nos ensinar e são espelhos do nosso futuro!!!!

Fonte: Manual do Idoso da Força Sindical