quarta-feira, 16 de maio de 2012

Hipertensão atinge 1 em cada 3 adultos em todo mundo

" Cuidar da pressão é cuidar do coração!"
Olá galera,
Hoje, saiu um relatório anual da Organização Mundial de saúde (OMS) que revelou que um em cada três adultos em todo o mundo sofre de hipertensão .
Vamos então aproveitar e falar um pouquinho sobre esse assunto.
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) conhecida popularmente como “pressão alta” é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e, tem como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o fumo , dentre outras.
A hipertensão nada mais é, do que a elevação rápida, de forma severa e inapropriada da pressão arterial. Os órgãos que são afetados por essa elevação são os olhos, rins, coração e cérebro, ou seja, os principais órgãos do nosso organismo, pois são mais são irrigados pela corrente sanguínea.
SINAIS E SINTOMAS
Geralmente, o hipertenso não apresenta sintomas ,e quando apresenta, são muito ligeiros e comuns a outras doenças como: dor de cabeça, tonturas, enjôo, vómitos, cansaço, falta de ar e sangramento pelo nariz. A ausência de sintomas leva alguns doentes a deixar de tomar os medicamentos porque julgam já não necessitar mas acabam sempre por ter que voltar à medicação.
COMPLICAÇÕES
A hipertensão quando não tratada devidamente, leva a algumas complicacoes como doenças coronarianas, aterosclerose, dislipidemia e diabetes.Pode também em casos mais graves, ocasionar o acidente vascular cerebral, doenca arterial coronariana insuficiencia cardiaca, insuficiencia renal e isquemia vascular periferica.
TRATAMENTO
É importante adquirir um estilo de vida saudavel, e, para isso, deve-se considerar algumas recomendacoes como: manter o peso corporal adequado, reduzir a quantidade de sal no preparo dos alimentos, praticar atividade fisica, limitar ou suprimir o uso de bebida alcoolica, abolir o fumo e seguircorretamente o tratamento medicamentoso quando indicado pelo medico.
ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
• Realize de 5 á 6 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) intercalando com pequenos lanches saudáveis.
• Prepare todas as refeições sem utilizar sal, temperos industrializados. Na hora na refeição, distribua já no prato (almoço e jantar) um grama de sal ( que equivale a colher de café rasa)
• Leia sempre o rótulo de todos os produtos, para garantir que o que você está comprando não contém sal. (observe também a palavra SÓDIO)
• Evite alimentos gordurosos (frituras, molhos, cremes e doces), pois eles aumentam o risco de descontrole da pressão arterial e influenciam em suas complicações.Dê preferência aos alimentos desnatados.
• Reduza o consumo de óleo. Dê preferência aos óleos vegetais (milho, canola, azeite de oliva), porém estes também devem ser consumidos com moderação.
• Prefira pães e bolachas sem recheios, bolacha de água, pães e torradas sem sal.
• Evite alimentos enlatados (azeitonas, milho/ervilha em conserva) e embutidos ( salame, presunto, salsicha, mortadela) tem possuem uma grande quantidade de sódio.
• Substitua os temperos industrializados pelos naturais (alho, cebola, tomate, limão, vinagre, mangericão, orégano, louro, alecrim, salda, dentre outros).
• Controle seu peso, pois o excesso de peso também eleva a pressão arterial. Pratique atividades físicas regularmente, porém sempre de acordo com orientação de profissional devidamente habilitado!
>
“Não é preciso ter pressa. A impaciência acelera o envelhecimento, eleva a pressão arterial e apressa a morte. Tudo chega a seu tempo.” (Masaharu Taniguchi)

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Vai uma sopinha aí ????

Olá galera!!!!
O inverno está chegando! E com ele,o friozinho...Huum... nada melhor do que uma sopinha para acompanhar.
Deixo aqui duas receitinhas de sopas bem práticas e saborosas para aquecer os dias frios!
SOPA PRÁTICA DE FRANGO
INGREDIENTES:
• 1 cenoura • 1 chuchu • 1 cebola grande • 1/4 de uma abóbora moranga • 1 pacote de creme de cebola • 400 g de frango • 1 litro de água
MODO DE PREPARO:
1. Corte o frango em cubinhos e refogue em uma panela de pressão, sem óleo.
2. Coloque a cebola e deixe fritar
3. Pique os legumes em cubos não muito pequenos e coloque na panela
4. Acrescente na panela o creme de cebola.
5. Refogue
6. Coloque a água e feche a panela deixando cozinhar por mais ou menos 25 minutos
Dica: A abóbora contém apreciável teor de carboidratos, que são as principais fontes de energia para o organismo. Nela, são encontrados ainda minerais como o cálcio e o fósforo. Isso sem falar no potássio e betacaroteno, precursor da vitamina A, que é excelente no combate ao stress e às infecções!
CALDO VERDE ESPECIAL
INGREDIENTES: • 1/2 kg de mandioca cozida • 100 g de lingüiça calabresa em rodelas finas • 3 dentes de alho amassados • 1 tabletes de caldo de galinha • 6 folhas médias de couve cortada em tiras • sal a gosto
MODO DE PREPARO:
1. Bata no liquidificador a mandioca e 2 xícaras (chá) de água por 2 minutos, ou até obter um creme
2. Retire e reserve
3. Em uma panela grande, aqueça o óleo e frite a lingüiça e o alho, mexendo de vez em quando até ficar levemente dourado
4. Em seguida, junte o creme reservado, o tablete de caldo de galinha dissolvido em 1 litro de água morna e veja se precisa de sal
5. Abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até encorpar
6. Junte a couve e cozinhe até a couve ficar macia
7. Retire e sirva bem quente
Dica:A couve é rica em vitamina C. Esta vitamina aumenta a capacidade de absorção de ferro nosso organismo. Também apresenta uma grande quantidade de cálcio, sendo, portanto uma fonte ideal para quem necessita de maiores teores de cálcio, mas não pode consumir produtos lácteos.
*** Uma excelente opção de acompanhamento para as sopas são croutons ou torradinhas.
Bom apetite!
Beijos,