quarta-feira, 16 de maio de 2012

Hipertensão atinge 1 em cada 3 adultos em todo mundo

" Cuidar da pressão é cuidar do coração!"
Olá galera,
Hoje, saiu um relatório anual da Organização Mundial de saúde (OMS) que revelou que um em cada três adultos em todo o mundo sofre de hipertensão .
Vamos então aproveitar e falar um pouquinho sobre esse assunto.
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) conhecida popularmente como “pressão alta” é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e, tem como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o fumo , dentre outras.
A hipertensão nada mais é, do que a elevação rápida, de forma severa e inapropriada da pressão arterial. Os órgãos que são afetados por essa elevação são os olhos, rins, coração e cérebro, ou seja, os principais órgãos do nosso organismo, pois são mais são irrigados pela corrente sanguínea.
SINAIS E SINTOMAS
Geralmente, o hipertenso não apresenta sintomas ,e quando apresenta, são muito ligeiros e comuns a outras doenças como: dor de cabeça, tonturas, enjôo, vómitos, cansaço, falta de ar e sangramento pelo nariz. A ausência de sintomas leva alguns doentes a deixar de tomar os medicamentos porque julgam já não necessitar mas acabam sempre por ter que voltar à medicação.
COMPLICAÇÕES
A hipertensão quando não tratada devidamente, leva a algumas complicacoes como doenças coronarianas, aterosclerose, dislipidemia e diabetes.Pode também em casos mais graves, ocasionar o acidente vascular cerebral, doenca arterial coronariana insuficiencia cardiaca, insuficiencia renal e isquemia vascular periferica.
TRATAMENTO
É importante adquirir um estilo de vida saudavel, e, para isso, deve-se considerar algumas recomendacoes como: manter o peso corporal adequado, reduzir a quantidade de sal no preparo dos alimentos, praticar atividade fisica, limitar ou suprimir o uso de bebida alcoolica, abolir o fumo e seguircorretamente o tratamento medicamentoso quando indicado pelo medico.
ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
• Realize de 5 á 6 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) intercalando com pequenos lanches saudáveis.
• Prepare todas as refeições sem utilizar sal, temperos industrializados. Na hora na refeição, distribua já no prato (almoço e jantar) um grama de sal ( que equivale a colher de café rasa)
• Leia sempre o rótulo de todos os produtos, para garantir que o que você está comprando não contém sal. (observe também a palavra SÓDIO)
• Evite alimentos gordurosos (frituras, molhos, cremes e doces), pois eles aumentam o risco de descontrole da pressão arterial e influenciam em suas complicações.Dê preferência aos alimentos desnatados.
• Reduza o consumo de óleo. Dê preferência aos óleos vegetais (milho, canola, azeite de oliva), porém estes também devem ser consumidos com moderação.
• Prefira pães e bolachas sem recheios, bolacha de água, pães e torradas sem sal.
• Evite alimentos enlatados (azeitonas, milho/ervilha em conserva) e embutidos ( salame, presunto, salsicha, mortadela) tem possuem uma grande quantidade de sódio.
• Substitua os temperos industrializados pelos naturais (alho, cebola, tomate, limão, vinagre, mangericão, orégano, louro, alecrim, salda, dentre outros).
• Controle seu peso, pois o excesso de peso também eleva a pressão arterial. Pratique atividades físicas regularmente, porém sempre de acordo com orientação de profissional devidamente habilitado!
>
“Não é preciso ter pressa. A impaciência acelera o envelhecimento, eleva a pressão arterial e apressa a morte. Tudo chega a seu tempo.” (Masaharu Taniguchi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário