segunda-feira, 28 de maio de 2012

Os cinco pecados da alimentação!

Gostaria de chamar a atenção para os 5 principais erros cometidos na alimentação. A vida corrida, o stress, o trabalho são sempre utilizados como desculpa, porém simples atitudes para mudança dos hábito alimentares trazem inúmeros benefícios e tornam nossa vida muito mais saudável!
1) PULAR REFEIÇÕES
Mesmo com a correria do dia a dia, é um erro ficar sem se alimentar por mais de 4h. Faça pelo menos seis refeições diárias, sendo: café da manhã, almoço e jantar e pequenos lanches intermediários entre estas principais refeições, que podem ser: sucos, fruta, barrinha de cereais dentre outras tantas opções.
O organismo entende que o jejum prolongado irá lhe faltar energia, e passa a armazenar em forma de gordura.
2) CORTAR CARBOÍDRATOS DA ALIMENTAÇÃO
A falta de carboidrato pode causar uma fadiga muito grande, a pessoa vai ficar completamente sem energia, apática, cansada, pode ter queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e mau humor. Inclua um carboidrato em cada refeição, mas de madeira equilibrada, prefira as opções ricas em fibras e os grãos integrais, o que auxilia na redução de peso.
3) NÃO LER O RÓTULO DOS ALIMENTOS
Devemos ler atentamente o rótulo de cada alimento á ser consumido, pois devemos observar a composição de cada alimento e a quantidade de nutrientes que devem ser limitados na dieta (sódio, açúcar, gorduras). Preste também atenção na lista dos ingredientes, pois estes estão em ordem crescente, sendo possível avaliar a maior composição do alimento até a menor, e não apenas na caloria total.
4) COMER MUITO RÁPIDO
Comer rápido e não mastigar direito faz com que a pessoa consuma uma maior quantidade de alimento, leva a um processo de má digestão. Esse hábito também impede que apreciemos o sabor do alimento e prejudica o controle de saciedade . O ideal é mastigar por 20 a 30 minutos as principais refeições, descanse o talher no prato, se necessário, para ajudar neste processo.
5) FAZER DIETAS SEM ORIENTAÇÃO
Geralmente nós sentimos atraídos por dietas que parecem fazer milagres, que prometem emagrecimento rápido e aparentemente fácil, que proporciona uma grande perda de peso em um curto tempo. Estas dietas tão restritivas, colocam o organismo em uma situação de risco nutricional, e com isso ocorre o efeito sanfona, pois a pessoa cai na monotonia e abandona a dieta e passa a praticar uma nova e também sem resultados permanentes. O ideal é uma mudança gradativa dos hábitos alimentares, uma reeducação alimentar, procure uma nutricionista para poder elaborar um plano alimentar personalizado para você e suas necessidades, lhe incentivando hábitos alimentares saudáveis e mudança no estilo de vida, e alcançando os resultados tão esperados.

Um comentário: