domingo, 30 de maio de 2010

A obesidade infantil: uma preocupação mundial !



A obesidade infantil é um tema complexo que cresce acentuadamente á nível mundial .De acordo com os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência de obesidade infantil tem aumentado de 10 a 40% nos últimos anos.
Sua maior prevalência é entre 5 e 6 anos e na adolescência.
Apesar de ser mais freqüente em crianças de melhores condições sócio-econômicas, ela também abrange a população mais carente.
A obesidade aumenta, uma vez que modificam-se as atividades das crianças como: maior tempo em frente á TV, troca das brincadeiras cotidianas por jogos de vídeo-game, computador... etc. fazendo com que as crianças tenham um menor gasto energético.
Com o atual estilo de vida dos brasileiros, a maioria dos pais oferece ás crianças uma alimentação cada vez mais calórica e de baixo valor nutricional e cada vez menos se consome legumes, frutas, fibras e verduras.
O ganho de peso descontrolado leva a um prejuízo na formação óssea correta e o crescimento também fica prejudicado.
Á longo prazo, também podem surgir outras complicações como: alterações no metabolismo do colesterol, desenvolvimento de doenças cardíacas, e conseqüente aumento da taxa de mortalidade.
O tratamento da obesidade é realizado por uma série de profissionais: médico, nutricionista, psicólogo e educador físico.
A nutrição atua na obesidade na elaboração de um plano nutricional, priorizando a reeducação alimentar da criança, porém devem-se levar em consideração suas preferências e aversões alimentares, fazê-la entender que não precisa deixar de comer os alimentos que gosta, e sim ter moderação.Devemos sempre incentivá-la a praticar atividades físicas para acelerar o metabolismo, que é o processo de degradação dos alimentos que ingerimos.
Os pais possuem um importante papel no tratamento, pois eles são modelos para as crianças devendo assim também modificar seus hábitos para incentivo da criança, sem nunca obrigá-la a comer determinado alimento e nem mesmo proibir a criança de comer seus alimentos favoritos, o que pode desmotivá-la e atrapalhar o tratamento.A escola também pode ajudar, oferecendo um cardápio mais saudável.

A melhor medida é ampliar os conhecimentos da criança sobre nutrição e saúde, fazê-la entender que emagrecer não é tão difícil quando se tem determinação, força de vontade, investimento físico e psicológico!!!

Todos nós devemos ajudar... uma vida saudável e feliz é direito de todos!!!

REFERÊNCIA:

MELLO, E.D; LUFT, V.C; MEYER, F. Obesidade infantil: como podemos ser eficazes?. Jornal de Pediatria. Vol.80, Ed 4. Rio de Janeiro. 2004.

Um comentário:

  1. Olá Caroline

    Parabéns pela matéria. Fiz meu mestrado em obesidade infantil e sei o quanto é importante prevenir a obesidade e suas complicações na fase adulta. Vamos lutar contra a obesidade infantil e ajudar estas crianças a ter uma qualidade de vida melhor e mais saudável.
    Abraços

    Nutricionista Clarisse Zanette

    ResponderExcluir