segunda-feira, 14 de junho de 2010

ALIMENTOS FUNCIONAIS: Uma riqueza ao alcance de todos


Neste século, uma das grandes tendências do mercado alimentício são os alimentos funcionais.

Mas enfim, o que realmente são estes alimentos?

Com o aumento da busca do homem pela saúde, uma série de pesquisas apontou ações benéficas á saúde em vários componentes dos alimentos.

A partir disto, foi criada a legislação que regulamenta esta classe de alimentos, e define que:

“um alimento é considerado funcional se os benefícios sobre uma ou mais funções orgânicas forem satisfatoriamente demonstradas,além de seus valores nutricionais, na promoção da saúde e redução de riscos de doenças”.


Assim como antigamente eram usadas ervas em tratamento de doenças, hoje temos a possibilidade de usar os alimentos que além dos nutrientes já conhecidos passam á ser medicamento.

A cada dia crescem as pesquisas e descobre-se novos alimentos com propriedades funcionais. Dentre aqueles que já estão comprovadas as propriedades funcionais,estão:

(clique na tabela para ampliar!!!)



Temos a grande vantagem de nossa dieta mediterrânica ser rica destes alimentos, porém é importante ressaltar que o alimento antes de ser considerado funcional deve ser estudado e comprovado.
Para que o alimento tenha propriedade funcional, deve ser respeitada a quantidade indicada e, além disso, é importante que sejam associados á uma dieta saudável e equilibrada.

Vamos aproveitar essa riqueza tão próxima de nós!

Um comentário:

  1. É isso mesmo dra. vamos dividir nossos conhecimentos, pois é desta forma que podemos prevenir várias doenças e não apenas tratá-las.

    Parabéns pelo blog.

    Boa sorte!!

    Bjs

    Sueli Brejim

    ResponderExcluir