sexta-feira, 18 de junho de 2010

Nutrição & Atividade Física




Com o aumento da busca da qualidade de vida faz com que a cada dia mais pessoas tornem-se adeptas a pratica de atividade física.

Porém é importante salientar que a nutrição exerce um forte papel na vida do praticamente de atividade física, seja ele um atleta (aquele que treina com fim competitivo) ou um esportista (que treina em busca de lazer e bem-estar físico).

O atleta busca melhora do condicionamento físico para melhora de sua performance, enquanto o esportista visa melhora do estado físico e saúde.

A alimentação determina qual será o sucesso e desempenho do praticante de atividade física, uma vez que fornece energia e hidratação, os nutrientes necessários para formação muscular e é capaz de acelerar o metabolismo no processo de “queima” de gordura corporal. Para isto, é necessário que seja avaliado o nível e intensidade de atividade física do indivíduo, assim como sua composição corporal. A dieta deve então ser adequada ás suas necessidades energéticas e nutricionais e fornecer um aporte adequado de vitaminas e minerais.

O atleta ou esportista que não tem uma alimentação equilibrada e saudável sofre grandes problemas como: perda no rendimento de treino, fadiga excessiva, perda de massa muscular e óssea e carências nutricionais.

O esportista geralmente consegue suprir suas necessidades nutricionais apenas seguindo uma alimentação balanceada e nutritiva. Já os atletas, muitas vezes necessitam de suplementação uma vez que devido a grande intensidade de treino, possuem necessidades energéticas elevadas que dificilmente podem ser supridas somente com a dieta.

O grande problema é que muitos esportistas começam a fazer uso de suplementos nutricionais inadequadamente. Estudos apontam que em média 23% dos freqüentadores de academia façam uso de algum tipo de suplemento.

Com o aumento do marketing sobre este tipo de alimento, a cada dia surgem no mercado dezenas de novos produtos que prometem “milagres” para a população como: melhora no rendimento, alivio do stress e cansaço, queima de gordura, dentre outros. Entretanto, estudos mostram que a maioria destes produtos não surtem o efeito desejado, e que existem muitas substâncias prejudiciais, até mesmo que não estão descritas no rótulo.

É necessário que todo atleta / esportista procure se informar bem antes de iniciar uso de suplementos, pois pouco se sabe sobre os prejuízos que podem ser causados á saúde. Além disso, seu uso deve ser indicado por profissional capacitado.

Disciplina e uma alimentação saudável já são capazes de auxiliar. Para isto, aqui vão algumas dicas:

• Coma sempre em horários regulares, em local calmo. Nunca pule refeições, pois um atleta precisa de energia para treinar
• Aumente o fracionamento e diminuía o volume das refeições para assim melhorar a absorção dos nutrientes
• Muita água! Principalmente durante e após o exercício. Pois á água é um importante componente para formação muscular.
• Reduza o consumo de açucares e gorduras, pois dificultam o processo de absorção dos nutrientes e, além disso, favorecem o ganho de tecido adiposo (gordura corporal).
• Aumente o consumo de fibras ( grãos integrais, frutas, cascas), pois fazem com a glicose do alimento seja liberada lentamente para o organismo, facilitando assim a nutrição durante o exercício.
• Consuma repositores energéticos como “gatorade” e água de coco, pois durante a transpiração são perdidos nutrientes importantes, que necessitam ser repostos

Pratique esporte de uma forma segura e saudável!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário